Desde pagamentos sem contato até quiosques de autoatendimento e serviço autônomo de alimentação, a tecnologia  está transformando rapidamente a experiência de comer fora. Uma das tendências mais recentes na indústria de restaurantes são os robôs. Diante dos desafios de reter e engajar funcionários, os proprietários de restaurantes estão recorrendo aos robôs para preencher lacunas operacionais, aumentar a eficiência e aprimorar a experiência geral do cliente.

Mas surge a pergunta: será que investir em robôs realmente vale a pena? Para responder a essa questão, vamos explorar como os robôs estão sendo usados atualmente em restaurantes, as vantagens que eles oferecem e os custos associados à aquisição e manutenção dessas tecnologias.

Utilizações atuais da tecnologia de robôs na indústria de restaurantes

Os robôs já estão sendo utilizados em uma variedade de tarefas nos restaurantes, como servir alimentos, recolher pratos sujos, recepcionar e acompanhar visitantes, limpar áreas e até mesmo patrulhar com cães robóticos. Os robôs se destacam nessas tarefas monótonas e repetitivas, permitindo que a equipe se concentre em interações de maior valor com os clientes.

Um exemplo prático é o robô de serviço autônomo “Nik”, de entrega e promoção de pratos em restaurantes. Esse robô pode assumir tarefas demoradas, como o transporte e a distribuição de alimentos, liberando tempo valioso para a equipe se dedicar a oferecer um serviço de maior qualidade em momentos mais importantes.

Robô Nik operando em lanchonete

Vantagens do uso da tecnologia de robôs em restaurantes

A seguir, apresentaremos diversas vantagens significativas que os robôs oferecem, convencendo cada vez mais restaurantes sobre seu valor e o retorno positivo do investimento.

1. Preencher lacunas operacionais

Restaurantes no Brasil e nos Estados Unidos enfrentam desafios na contratação de mão de obra suficiente para atender à demanda em constante crescimento. Em fevereiro de 2023, o setor estava com uma escassez de 500.000 funcionários em relação aos níveis de 2020, e mais de 2 milhões de empregos estavam abertos e esperando para serem preenchidos.  (Gazeta do PovoWashington Post ).

Além disso, a rotatividade de funcionários nos restaurantes continua alta, já que os trabalhadores buscam empregos mais estáveis e gratificantes, que proporcionem melhor qualidade de vida ( Relatório Robb ). Diante dessa escassez persistente de mão de obra, os restaurantes encontraram alívio ao adotar a automação para preencher essas lacunas. 

Trabalhar ao lado de robôs colaborativos oferece aos funcionários oportunidades empolgantes de treinamento e aprimoramento de suas habilidades em um ambiente de trabalho pronto para o futuro. Além de suas responsabilidades atuais, os funcionários têm a chance de aprender a operar os robôs e acompanhar seu desempenho. Isso, por sua vez, ajuda os empregadores a criar ambientes de trabalho mais envolventes, que motivam e retêm a equipe.

2. Aumentar a eficiência da equipe

Os robôs permitem que a equipe do restaurante trabalhe de forma mais eficiente, reduzindo ainda mais a pressão sobre eles, e dando-lhes mais tempo para se concentrar em tarefas gratificantes e de maior valor. Por exemplo, os restaurantes podem implantar robôs para condução e transporte, não apenas para entregar comida às mesas, mas também para recolher pratos sujos e levá-los de volta à cozinha. Ou até mesmo conduzir clientes até outros ambientes do restaurante como o banheiro, por exemplo.

Isso economiza tempo para os garçons, pois eles não precisam se deslocar para a cozinha com tanta frequência, permitindo-lhes passar mais tempo interagindo com os clientes em suas mesas. Além disso, a eficiência dos lavadores de louças pode ser melhorada, já que o robô coleta os pratos de forma consistente durante todo o turno, em vez de tudo de uma vez no final da noite. Ao aliviar os aspectos mais tediosos do trabalho, a implementação de robôs no serviço de restaurante pode aumentar a satisfação no trabalho e reduzir a rotatividade de funcionários.

3. Reduza O Tempo De Espera Do Cliente

A escassez de mão de obra em restaurantes tem um impacto direto na experiência do cliente. Um dos principais problemas são os tempos de espera mais longos, que podem levar a outros problemas. Por exemplo, após uma longa espera, os clientes geralmente ficam mais decepcionados com a comida fria, erros em seus pedidos ou preparações de alimentos abaixo da média. E mesmo uma única experiência negativa pode desencorajar os clientes de voltarem no futuro.

No entanto, quando os proprietários de restaurantes automatizam certos serviços de alimentação, eles podem evitar muitos problemas decorrentes de longos tempos de espera. O robô Nik ajuda a entregar alimentos aos clientes em um ritmo constante e garante que nenhum pedido fique esperando sob a lâmpada de aquecimento por muito tempo.

4. Proporcionar uma experiência diferenciada

Por fim, os robôs ajudam os restaurantes a criar uma experiência única e memorável para seus clientes. Isso ocorre porque os robôs de serviço não são como os robustos robôs industriais aos quais estamos acostumados. Os robôs ainda são novidade em restaurantes e despertam curiosidade e entusiasmo nos clientes, que muitas vezes pegam seus smartphones para tirar fotos e gravar vídeos. Seja pela novidade, seja pela sua inteligência artificial, disponível durante toda a operação para interação com os clientes. De fato, gerentes que implantaram robôs em seus restaurantes relataram maior recebimento de gorjetas e maior número de clientes que retornam ao estabelecimento.

Robô Nik trabalhando em restaurante recebendo prato do chefe de cozinha

Custos do uso da tecnologia de robôs em restaurantes

Como em qualquer atualização para o seu restaurante, é importante entender os custos dos robôs e como essas despesas podem tornar seu restaurante mais econômico.

Uma das principais preocupações são os custos financeiros iniciais. Assim como acontece com qualquer novo equipamento, implantar robôs implica em algumas despesas de capital (CapEx) e operacionais (OpEx). Por um lado, há o custo inicial de aquisição dos equipamentos. No entanto, é importante considerar que o custo de adquirir uma solução robótica é um custo fixo, portanto, não será afetado pelo aumento dos custos trabalhistas.

Ao integrar robôs colaborativos à equipe de trabalho humana existente, muitos proprietários de restaurantes descobrem que quaisquer custos adicionais incorridos no início ajudam a preencher lacunas existentes na mão de obra. Além disso, ao automatizar tarefas repetitivas, os robôs de restaurante podem melhorar a segurança dos trabalhadores – o que aumenta a retenção – e permitem que a equipe se concentre em tarefas que encantam os clientes e geram mais receita.

Embora haja custos contínuos de manutenção a serem considerados, a tecnologia de robôs avançou muito e se tornou mais acessível, fácil de usar e manter. Também é recomendável trabalhar com um parceiro de robótica, como a Futuremedia, que oferece treinamento abrangente, serviços de implantação e suporte contínuo para garantir a adoção bem-sucedida de suas soluções robóticas.

Então, os robôs valem o investimento?

 

Os robôs estão rapidamente ganhando aceitação e se tornando cada vez mais comuns na indústria de restaurantes – e com boas razões. Resumidamente, essa tecnologia inovadora já está ajudando os restaurantes a preencher lacunas na mão de obra, melhorar a eficiência operacional, otimizar os custos e aumentar a satisfação e fidelidade dos clientes. Embora haja custos iniciais a serem considerados, os benefícios oferecidos pelos robôs podem levar a um retorno significativo do investimento a longo prazo. Cada restaurante é único, portanto, é importante realizar uma análise cuidadosa dos custos e benefícios específicos para determinar se a tecnologia de robôs é adequada para o seu estabelecimento